Cooper Familiar e Sintraf Chapecó realizam 1ª Feira de Mudas e Sementes Crioulas

Objetivo principal foi o de fomentar o compartilhamento desses produtos entre os agricultores familiares

Publicado: 31 Março, 2017 - 09h18

Escrito por: Patrícia Duarte

A 1ª Feira de Mudas e Sementes Crioulas dos associados da Cooper Familiar e do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Chapecó e Região - Sintraf foi realizada no dia 29 de março na sede da Afusoeste, centro da cidade. A Feira fez parte da programação da Assembleia Geral Ordinária de ambas as entidades e objetivou promover maior integração entre os associados através do momento e da troca de variedades de plantas e sementes que fazem parte da base alimentar dessas famílias.

Para a troca, cerca de 15 famílias estiveram envolvidas, sendo mais de 200 participantes na Feira. Na avaliação da diretora-presidente da Cooperativa, Sandra Bergamin, a 1ª Feira foi muito positiva e possibilitou também avaliar a situação dessas plantas e sementes nas propriedades. “Desta forma, orientando onde e de que forma é preciso investir mais junto aos agricultores para resgatar espécies que foram perdidas com o passar do tempo e com as mudanças na forma de cultivo”, disse.

Conforme a engenheira agrônoma da Cooper Familiar, Adriana Bilini, a ideia é realizar a feira anualmente e, juntamente com a troca de sementes e mudas, possibilitar e incentivar a realização de trabalhos de pesquisa e extensão voltados para a agricultura familiar. “Desta forma, o fortalecimento do trabalho com os agricultores se torna cada vez melhor em conjunto com os estudos nessa área”, afirma.

Paralelo à Feira, orientadores do Projeto Mesa Brasil participaram com sugestões de culinária saudável e reaproveitamento de alimentos. Um estande com livros relacionados à agroecologia, cultivos e sobre a Agricultura Familiar também foi exposta no espaço.

Além dos agricultores locais e de cidades próximas, participaram também agricultores de cidades do Rio Grande do Sul, do extremo-oeste e meio-oeste catarinense.