• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Comitê Estadual Lula Livre é lançado em Santa Catarina

Além de mostrar a unidade que existe em torno da campanha pela libertação do preso político e maior líder brasileiro, o evento também teve o objetivo de encaminhar a organização de comitês Lula Livre por todo E

Publicado: 11 Abril, 2019 - 11h06 | Última modificação: 11 Abril, 2019 - 11h32

Escrito por: Pricila Baade

notice

Para intensificar e organizar a luta pela liberdade do ex-presidente Lula em Santa Catarina, militantes e lideranças dos movimentos sociais, sindicais e dos partidos de esquerda se reuniram nessa quarta-feira (10), em Florianópolis, para o lançamento do Comitê Estadual Lula Livre. Além de mostrar a unidade que existe em torno da campanha pela libertação do preso político e maior líder brasileiro, o evento também teve o objetivo de encaminhar a organização de comitês Lula Livre por todo Estado.

O encontro iniciou com uma mística, quando várias pessoas entraram com bandeiras de movimentos que lutam pela liberdade de Lula, e, em seguida, uma gaiola foi aberta e papéis tirados de dentro com palavras que demonstram o que está preso junto com ex-presidente, como os direitos trabalhistas, a reforma agrária, a previdência pública, o feminismo e a revolução socialista.

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Décio Lima, falou que para manter a democracia é essencial libertamos Lula “Sabemos que nossos sonhos são muitos maiores que uma democracia, sonhamos com uma sociedade socialista e igualitária, mas temos a clareza que tudo começa com uma democracia e que enquanto Lula estiver preso nossa democracia está ameaçada. O lançamento desse Comitê é o resumo de todas as lutas e indignações que vivemos durante esse um ano ”.

Luiz Modesto Costa, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), afirmou que a luta pela liberdade do Lula deve ser central em todas as mobilizações que forem feitas “Compreendo que não tem como travar qualquer outra luta no país neste momento sem que a gente traga junto a pauta por Lula Livre. Espero que a construção desses comitês sirva para fortalecer essa pauta”.

Matheus Vetter, do Partido da Causa Operária (PCO), reforçou que só com muita mobilização popular será possível libertar Lula “Só com o povo na rua é que Lula será solto, já está mais do que comprovado que a liberdade dele não será alcançada por meio de nenhuma instituição. Por isso, a organização dos comitês é muito importante para organizar a nossa luta”. Os partidos PSOL e PDT também farão parte do Comitê Estadual Lula Livre em Santa Catarina, mas não puderam comparecer ao lançamento.

Durante o evento, algumas pessoas relataram experiências de resistência pela liberdade de Lula que já estão sendo feitas durante este um ano da prisão de Lula e que servem de exemplo para a construção dos comitês, citando principalmente a Vigília Lula Livre, em Curitiba “Eles acharam que prendendo Lula, nós iríamos para casa e esqueceríamos Lula, mas isso não aconteceu. Não abandonamos nem um dia o nosso líder maior e durante esse um ano todos os dias demos bom dia, boa noite e boa tarde para o nosso presidente lá na vigília”, lembrou Vilson Santin, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

A Secretária de Comunicação da CUT-SC e que está na coordenação do Comitê Estadual Lula Livre no Estado, Adriana Maria, falou sobre a importância da construção dos Comitês “Sabemos que a luta por Livre Livre já acontece por todo Estado, mas é preciso organizar essa resistência para que conseguirmos espalhar essa pauta e atingirmos nosso objetivo. A ideia dos comitês locais é a de que eles possam ser construídos por qualquer pessoa que lute pela liberdade de Lula em qualquer lugar. Até uma ação simples como colocar um cartaz em sua casa e transformá-la em um comitê, para que cada vez que alguém te visitar você esclareça porque é necessário lutar por Lula Livre”.

No fim do encontro foram feitos os encaminhamentos e nomeadas as pessoas que farão parte do Comitê Estadual Lula Livre. Uma próxima reunião do comitê foi marcada para o dia 26 de abril, quando serão divididas as tarefas e organizadas as comissões.

carregando
carregando