MENU

Comcap encerra greve com vitória dos trabalhadores

Os trabalhadores deflagraram o fim da greve, iniciada em 12 de março, recuperando direitos que foram arrancados da categoria, enfrentando a criminalização e os ataques contra os trabalhador

Publicado: 20 Março, 2024 - 11h34 | Última modificação: 20 Março, 2024 - 12h59

Escrito por: Sintrasem

notice

Na noite desta terça-feira (19), os trabalhadores da Comcap, autarquia responsável pela coleta e limpeza do lixo em Florianópoilis, deflagraram o fim da greve, iniciada em 12 de março, recuperando direitos que foram arrancados da categoria, enfrentando a criminalização e os ataques contra os trabalhadores.

Quando a greve iniciou, a proposta do prefeito Topázio era o desmonte completo do acordo coletivo. Eram 27 cláusulas excluídas, retirando direitos conquistados com décadas de luta. Topázio anunciava a expansão das terceirizadas, e nem sequer a estabilidade de emprego garantia. O plano já estava dado: o fim da Comcap e a entrega do patrimônio da cidade à máfia do lixo.

Mas, mais uma vez, os trabalhadores da Comcap mostraram que só a luta garante vitórias à classe trabalhadora. Em um processo de negociação que vem desde novembro, com duas greves, e que culminou em uma conciliação dura, os trabalhadores conseguiram retomar direitos perdidos na Lei 706/2021 e na decisão de 2ª instância do TRT.

Garantiram a estabilidade de emprego e a reposição da inflação e R$ 2 no ticket, além da manutenção total ou parcial de todas as cláusulas com impacto econômico ou social e a redução da jornada para quem tem filho com deficiência, sem redução de salário.

A greve impediu a ampliação da terceirização com a manutenção da Comcap nos roteiros atuais até 31/12, assumindo o compromisso de que, se Topázio não avançar, não acontecerá greve por esse ponto até a mesma data.

Todo trabalhador tem garantia de emprego até se aposentar.

Mas a luta continua. Está em jogo a criminalização do sindicato e da direção, que passam por uma campanha de mentiras cujo objetivo é tirar de cena o poder de mobilização dos trabalhadores.