MENU

Coletivo de Trabalhadores com Deficiência da CUT-SC reforça luta por inclusão

Encontro discutiu a efetividade da lei de cotas, anunciou seminários de formação e elegeu representante para o coletivo nacional

Publicado: 01 Agosto, 2025 - 10h25

Escrito por: CUT-SC

notice
Na última terça-feira (29), a CUT-SC realizou uma reunião do Coletivo Estadual de Trabalhadores com Deficiência, coordenada por Karem Resende, servidora municipal da base do Sintraseb e também coordenadora do Coletivo Nacional da CUT para o segmento.
 
Durante o encontro, Karem destacou a importância da organização estadual e explicou a necessidade de garantir a paridade de gênero na representação do coletivo. Para isso, foi escolhida a nova representação masculina de Santa Catarina para a instância nacional: Carlo Eduardo Goterra, servidor municipal da base do Sintramubi.
 
Um dos pontos centrais do debate foi a efetividade da lei de cotas, que completa 34 anos. “Os trabalhadores com deficiência precisam de empregos dignos e reais, não apenas para atender exigências legais”, enfatizou Karem. Ela também destacou que o movimento sindical deve estar à frente da defesa por inclusão e condições adequadas no mercado de trabalho.
 
Além disso, foram discutidas estratégias para fortalecer a participação de trabalhadores com deficiência na CUT, com reuniões mensais e um plano de formação específico para o segmento. Este plano inclui três seminários programados entre agosto e outubro, abertos para pessoas com e sem deficiência, que abordarão temas como: terminologias corretas e linguagem inclusiva; avaliação biopsicossocial; e o papel político dos trabalhadores com deficiência.
 
Para Karem, a perspectiva política das pessoas com deficiência é central na luta:
“A pessoa vem primeiro, a deficiência vem depois. Primeiro nós somos seres políticos, trabalhadores, pessoas com voz e voto”, afirmou.