Escrito por: Pricila Baade/CUT-SC

Coletivo de Juventude da CUT-SC se reúne para planejar ações de retomada

Encontro discutiu organização das Brigadas Digitais, dos Comitês Populares e do Seminário de Juventude da CUT da região Sul

O coletivo de juventude da CUT Santa Catarina se reuniu virtualmente na noite desta quarta-feira (18) para discutir ações de retomada para o próximo período. O coletivo ficou desativado por um tempo e agora uma jovem foi escolhida para estar à frente do grupo e reorganizar os jovens CUTistas no estado: Graziele Justino, dirigente do Sintram-SJ. 

Graziele falou sobre os principais desafios para o coletivo “Temos o desafio de saber unir a experiência dos dirigentes que já estão há mais tempo dentro do movimento sindical com a vontade e a energia da juventude. Além disso, temos que pensar no papel que temos neste ano, um ano eleitoral, com uma grande parcela da juventude desempregada, no trabalho informal e sem oportunidade de ingressar na universidade”.

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, participou do encontro e reafirmou o comprometimento da central em ampliar a participação da juventude trabalhadora dentro da CUT “Mais do que nunca precisamos dar espaço para juventude trabalhadora estar nos espaços do movimento sindical porque são vocês que têm a utopia e a ousadia necessária para colocarmos em prática o projeto de Brasil que queremos”

Um dos pontos de pauta foi a construção dos Comitês Populares e das Brigadas Digitais, dois projetos da CUT que são prioritários para o próximo período. A Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria, ressaltou a importância dos jovens estarem à frente dos projetos “Os jovens tem um potencial muito grande de contribuir na construção das Brigadas Digitais e dos Comitês de Luta”. Um dos encaminhamentos foi a organização da uma Brigada Digital da Juventude CUTista de SC. 

Adriana parabenizou a ação de retomada da organização da juventude dentro da CUT Santa Catarina. “Sabemos que às vezes o movimento sindical tem uma dificuldade em atrair os jovens e por isso é muito importante que vocês, que tem a oportunidade de estar nos espaços de organização da CUT, aproveitem ao máximo e façam as rebeldias que precisam ser feitas.”

A reunião do coletivo também falou sobre o Seminário de Juventude da CUT que reunirá jovens dos três estados do sul nos dias 3 e 4 de junho, na Escola Sul, com o objetivo de pensar ações para ampliar a participação da juventude dentro da CUT. O seminário é uma das ações do Projeto da CUT feito em parceria com a DGB, central sindical alemã.