Coletivo de Juventude da CUT-SC debate propostas para o 14º CECUT-SC

Publicado: 16 Junho, 2023 - 09h44

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

No sábado (10), integrantes do Coletivo de Juventude da CUT-SC se reuniram na sede do Sintram São José para debater sobre a realidade dos jovens trabalhadores, elaborar propostas para o 14° Congresso Estadual da CUT-SC e organizar a participação dos jovens do estado para o Encontro Sul de Juventude da CUT, que acontece nos dias 24 e 25 de junho.

Durante o encontro, uma das propostas defendidas é que a CUT precisa deve dar mais protagonismo para os jovens trabalhadores na luta sindical, garantindo a participação da juventude por meio de mudanças nas formas de ações da central.

Outro ponto debatido foi como o desemprego, a informalidade e a precarização dos trabalhos de plataformas digitais atingem principalmente a parcela mais jovem da população, por isso, é preciso que a CUT lute por políticas que garantam empregos de qualidade e com direitos, além de lutar pela ampliação e fortalecimento das políticas para o ingresso e a permanência dos jovens na universidade.

As propostas elaboradas pelo coletivo serão defendidas pelos jovens durante as plenárias regionais preparatórios para o 14° CECUT.