Escrito por: Pricila Baade/CUT-SC
Durante dois dias, os dirigentes da Rede de Formação de Santa Catarina ficaram reunidos para avaliar as ações dos dois últimos anos e planejar as formações para o próximo período
Após dois anos se encontrando apenas virtualmente, os integrantes do Coletivo de Formação da CUT Santa Catarina se encontraram pela primeira vez presencialmente nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10) presencialmente, na Escola Sindical Sul, para avaliar as atividades dos últimos dois anos e planejar as ações formativas para o próximo período.
Durante o encontro, os participantes avaliaram as principais ações de formação realizadas em 2020 e 2021, como o Programa Alicerce; as Brigadas Digitais; o Projeto de Juventude da DGB; e a Conferência Nacional de Educação (CONAPE).
A rede de formação também planejou as futuras ações para 2022. Uma delas foi a continuidade e adaptação para o formato presencial do Programa Alicerce - uma formação de base que foi desenvolvida pelo coletivo do estado em 2021 e aconteceu virtualmente durante a pandemia. Além de planejarem a metodologia e os conteúdos do programa, os dirigentes que fazem parte da Rede de Formação de Santa Catarina também ministram as aulas do curso.
Outras ações planejadas foram a execução da Formação de Formadores, que inicia em maio, além das Brigadas Digitais e de Núcleos de Estudo.
A Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria, avaliou que o encontro do coletivo foi muito proveitoso “Este foi um momento de retomada da Rede de Formação em Santa Catarina, que sempre foi referência no país pelo trabalho que desenvolve. Durante a pandemia nos reinventamos e tentamos dar conta da formação no estado de forma virtual, mas voltar ao presencial é empolgante. Depois destes dois dias de muito trabalho e planejamento, saio daqui com muita energia para as tarefas da formação, que exerce um papel tão importante dentro da CUT”