Coletivo de Combate ao Racismo da CUT-SC se reúne com candidatos negros

Publicado: 24 Setembro, 2024 - 09h27 | Última modificação: 24 Setembro, 2024 - 09h38

Um encontro do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT-SC reuniu candidaturas negras do estado que estão comprometidas com a pauta da classe trabalhadora e com as lutas pela igualdade racial. O convite foi feito para diversos candidatos, mas somente três conseguiram participar do evento que aconteceu virtualmente na última sexta-feira (20). Os candidatos puderam se apresentar, falar das pautas que defendem e dos desafios que enfrentam enquanto candidatos negros.

Bia Vargas, candidata a vereadora em Florianópolis, reforçou a importância de concorrer nas eleições sendo uma mulher negra. “Nas eleições de 2022 eu percebi como colocar a nossa figura neste lugar de disputa e destaque impacta as novas gerações, em especial as crianças, como faz com que, a partir dali, a gente possibilite o sonho, o desejo de criar uma nova opção para a vida das próximas gerações”.

Vanessa da Rosa, candidata a vereadora em Joinville, que ocupou uma cadeira como suplente em 2023 na Assembleia Legislativa, falou da urgência de pessoas negras ocuparem os espaços na política. “Eu percebi o vácuo temporal que existia entre o mandato de Antonieta de Barros e os dias atuais. Antonieta de Barros foi deputada em 1934 e me incomodou muito perceber que estamos há quase um século sem uma mulher preta na Assembleia Legislativa. Por isso, aceitei o desafio de ser candidata à veredora”

Rhuan Carlos, candidato a vereadora em Joinville, falou que as pautas em defesa dos trabalhadores da população negra têm sido bem recebidas na campanha. “Quando a gente vai para a rua panfletar, falar sobre o nosso programa, e o que eu defendo, tenho sido bem recebido. A nossa candidatura é em defesa da classe trabalhadora, da população negra e do movimento negro e isso tem convencido as pessoas na rua”.

Durante o encontro, o Secretário de Combate ao Racismo da CUT-SC, Hélio Samuel, destacou os pontos da Carta Compromisso da CUT que falam das pautas raciais e reforçou a importância de após as eleições, chamar os candidatos negros eleitos e também os que não se elegeram para fortalecer essas lideranças e firmar compromisso delas com a classe trabalhadora.