Cerca de 20 cidades de SC gritaram por Fora Bolsonaro, vacina e auxílio emergencial

Publicado: 31 Maio, 2021 - 15h07 | Última modificação: 31 Maio, 2021 - 16h43

Escrito por: Pricila Baade/CUT-SC

Este sábado - 29 de maio - foi marcado por mobilizações em todo o país por Fora Bolsonaro, auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos e todas. Em Santa Catarina, atos e carreatas aconteceram em cerca de 20 municípios de todas as regiões do Estado. Apesar de serem mobilizações com grande público, todas seguiram orientações das organizações de saúde, com uso de máscaras, álcool em gel e atos organizados em filas indianas para manter o distanciamento entre as pessoas.

Em Santa Catarina, a maior mobilização foi em Florianópolis. Cerca de 5 mil trabalhadores e e estudantes tomaram as ruas do centro da capital catarinense. A CUT e as entidades filiadas estavam na organização da mobilização, junto com outras centrais, partidos políticos de esquerda, movimentos sociais e estudantis.

Os manifestantes saíram do largo da Alfândega e caminharam pelas principais ruas centrais com faixas, cartazes e palavras de ordem das bandeiras defendidas. A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, participou do ato e falou porque q central está nas ruas "Viemos para rua em plena pandemia porque esse governo genocida está matando mais do que o vírus. Estamos aqui hoje porque somos a favor da vida e lutamos por vacina para todos, auxílio emergencial decente que acabe com a fome e a miséria do povo brasileiro e pelo fim desse governo fascista".

Veja os atos em algumas outras cidades de Santa Catarina:

Joinville
A Praça da Bandeira virou palco de luta na manhã deste sábado por For Bolsonaro, auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos. Joinville se uniu ao restante do país nas mobilizações pelo fim deste governo genocida.

Blumenau
Por comida no prato, vacina no braço, contra a PEC32 e por Fora Bolsonaro, manifestantes se reuniram na Praça do Teatro Carlos Gomes na manhã desta sábado (29) em Blumenau. Esse é o primeiro ato unificado convocado por organizações políticas, sindicais e sociais da cidade.

Júlio Castellain (Sintraseb)Júlio Castellain (Sintraseb)

Chapecó
Muitos carros em fila nas ruas de Chapecó na manhã de sábado (29) na carreata por Fora Bolsonaro, auxílio emergencial e vacina para todos.

Criciúma
Mais de 300 carros participaram da carreta em Criciúma no sábado (29) por Fora Bolsonaro, auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos. Com colagem de adesivos "Fora Bolsonaro nos carros, bandeiras e faixas a carreata percorreu as ruas de Criciúma e encerrou com um ato na Praça da Chaminé.

Jornal Livre SCJornal Livre SC

Itajaí
Em Itajaí, um ato aconteceu no sábado com concentração em frente à Igreja Matriz, em seguida os participantes caminharam pelo calçadão da Hercílio com faixas e cartazes por Fora Bolsonaro, vacina para todos e auxílio emergencial de R$ 600.

Mari CordeiroMari Cordeiro

Jaraguá do Sul
A Frente Fora Bolsonaro de Jaraguá do Sul aderiu à mobilização nacional e realizou um ato na praça Ângelo Piazzera. O ato lutou em defesa do auxílio emergencial de R$600 até o fim da pandemia, pela testagem em massa da população e pela vacinação de todos e todas pelo SUS, contra os cortes no orçamento da educação, em defesa da soberania nacional e dos serviços públicos, contra todas as privatizações e a reforma administrativa e por Fora Bolsonaro.

O evento teve a presença dos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores, partidos políticos progressistas e organizações populares de Jaraguá do Su, com suas bandeiras de luta, faixas e cartazes contra o governo Bolsonaro e em defesa da vida e dos direitos. Respeitando todas as regras sanitárias.

Matheus WittKowskiMatheus WittKowski

São Bento do Sul
Representantes do Comitê Popular Fora Bolsonaro São Bento do Sul/SC planejaram ato simbólico, com cruzes brancas e faixas por Vacinação Já na rotatória do Mato Preto, para protestar contra a gestão do governo Bolsonaro durante a pandemia da COVID-19.

Canoinhas
Na tarde de sábado, manifestantes se reuniram na Praça Oswaldo de Oliveira com faixas e cartazes pedindo Fora Bolsonaro, auxílio emergencial e vacina para todos.

São Cristovão do Sul
Nas margens da BR 116, lideranças do MST e de outros movimentos fizeram um ato para marcar o sábado de luta por Fora Bolsonaro, auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos.

São Miguel do Oeste
Em São Miguel do Oeste um ato simbólico aconteceu no trevo, organizado por movimentos e pastorais sociais, sindicatos, partidos de esquerda, aliados/as. Com faixas e cruzes, a mobilização pediu por Fora Bolsonaro, vacina para todos e auxílio emergencial decente.

Julia Saggioratto/DesacatoJulia Saggioratto/Desacato