Escrito por: Centrais Sindicais SC

Centrais de SC repudiam perseguição às vereadoras de Criciúma e São Miguel do Oeste

Em nota, centrais repudiam pedidos de cassação às vereadoras Maria Tereza Capra (PT), de São Miguel do Oeste, e Giovana Mondardo (PCdoB), de Criciúma

As Centrais Sindicais de Santa Catarina vêm a público manifestar seu repúdio às tentativas golpistas de cassação e perseguição de parlamentares do campo popular legitimamente eleitos pelo povo catarinense.

Recentemente tivemos o caso da vereadora Giovanna Mondardo (PCdoB), de Criciúma, que teve três pedidos de cassação por ter se expressado nas suas redes sociais contrária aos atos golpistas e antidemocráticos que mancham a imagem de Santa Catarina. Felizmente, a Câmara Municipal arquivou por unanimidade os pedidos contra a vereadora.

Fato semelhante ocorre na cidade de São Miguel do Oeste contra o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT), que neste momento sofre violenta perseguição política com pedido de cassação do seu mandato, aprovação de uma nota de repúdio pela Câmara e ataques de empresários do município.

Os atos denunciados pelas duas parlamentares foram incentivados por setores golpistas que não aceitam o legítimo resultado das urnas que elegeram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela maioria do povo brasileiro. Os criminosos que por dias bloquearam rodovias impedindo o livre tráfego de trabalhadores, bens e serviços, agora passam a perseguir de maneira articulada parlamentares do campo progressista.

Nós, das Centrais Sindicais de SC, reafirmamos nosso compromisso na defesa da classe trabalhadora e dos mandatos populares que a representam levando nossa voz e nossa luta para dentro das Câmaras Legislativas e prestamos nosso apoio e solidariedade às vereadoras perseguidas.

Manifestar-se democraticamente não é crime! Crime é a tentativa golpista de não aceitar o resultado legítimo das urnas instaurando o caos em nosso Estado. Não aceitaremos nenhum tipo de perseguição aos mandatos populares legitimamente eleitos pelos trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina.

Em defesa da democracia, das eleições e do resultado das urnas!

Contra a barbárie fascista que tenta instalar em nosso país um regime autoritário e antipopular!

Não queremos a volta da ditadura militar e exigimos rigor na punição contra esses criminosos. VIVA A DEMOCRACIA!

Florianópolis, 9 de novembro de 2022

CTB SC
CSB SC
CUT SC
Força Sindical de SC
Nova Central SC
Intersindical SC
UGT SC