Bancários rejeitam proposta dos bancos
Apesar da forte chuva que caiu no final da tarde em Florianópolis bancários lotaram o auditório do Sindicato.
Publicado: 09 Agosto, 2018 - 10h05
Escrito por: SEEB Floripa
Nesta quarta-feira, 8, bancários de Florianópolis e Região deliberaram sobre a proposta apresentada pelos banqueiros e participação nas atividades do dia do basta. A categoria deu um enfático não para a proposta que apenas cobre a inflação medida pelo INPC para salários, pisos e demais verbas, como PLR, VA, VR, auxílio-creche/babá. Em assembleia com boa participação, os trabalhadores de bancos privados e públicos rejeitaram a proposta da Fenaban por unanimidade.
Mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas já atravessadas pelo país, que resulta em mais de 12 milhões de desempregados, os bancos seguem registrando recordes de lucros e promovendo demissões. Por isso, essa proposta que não garante os empregos dos trabalhadores, não oferece nem um centavo de aumento real e não dá resposta a outras reivindicações é inaceitável, segundo avaliação dos bancários.
O que a Fenaban apresentou na última rodada de negociação, na terça-feira 7, tampouco contempla reivindicações importantes, como a não substituição de bancários por terceirizados, a não adoção das novas formas de contratação previstas na reforma trabalhista e o combate às metas abusivas que adoecem grande número de trabalhadores.
Dia do Basta
A assembleia também decidiu pela participação da categoria nos atos e paralisações da sexta-feira 10 de agosto, o Dia do Basta, convocado pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais, contra os retrocessos, como a reforma trabalhista, o aumento dos combustíveis, a entrega do patrimônio nacional e o desmonte das empresas públicas, o desemprego, crescimento da miséria e cortes nas verbas da saúde e educação. Os bancários decidiram paralisar as atividades na sexta-feira, dia 10, até ao meio dia.