MENU

Audiência solicitada pela CUT-SC marca Dia da Segurança e da Saúde no Trabalho

A atividade vai discutir sobre a luta por vacina para todos, a quebra de patentes da vacina e a consequência da covid-19 na vida dos trabalhadores. 

Publicado: 27 Abril, 2021 - 09h24

Escrito por: CUT-SC

notice

A Comissão de Saúde da Alesc promove nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, uma audiência pública virtual para debater o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças. A atividade foi solicitada pela CUT-SC com o objetivo de discutir sobre a luta por vacina para todos, a quebra de patentes da vacina e a consequência da covid-19 na vida dos trabalhadores. 

Participam da audiência a secretária da Saúde do Trabalhador da CUT Nacional, Madalena Margarida Teixeira, a presidente da Federação dos Trabalhadores de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc), Maria Salete Cross, a médica de Saúde do trabalhador do ambulatório da UFSC, Edna Maria Niero e mais 21 representantes de sindicatos de trabalhadores de várias categorias.

Para a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, em tempos de pandemia e negligência com a vida dos trabalhadores e é fundamental debater o tema "Por irresponsabilidades dos governos federal, estadual e das prefeituras estamos vendo milhares de trabalhadores e trabalhadoras morrerem diariamente por covid-19. É urgente a vacinação de todos e todas e a quebra de patentes para agilizar a imunização dos brasileiros e nada mais simbólico do que debater o tema no Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho". 

Para o presidente da comissão de saúde da Alesc, deputado Neodi Saretta (PT), em tempos de pandemia de Covid-19, a segurança no trabalho é motivo de preocupação, principalmente àqueles que atuam na linha de frente da saúde. Saretta avalia que é fundamental falar sobre esse tema, tanto para lembrar os que perderam a vida durante o trabalho como alertar aos que estão na ativa sobre os cuidados a serem tomados. O coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT/SC), Bruno Teixeira, adiantou que de março de 2020 a março de 2021, o Brasil registrou mais de 40mil reclamações  de trabalhadores que se sentem ameaçados no exercício de suas funções.

“Essa preocupação está relacionada a falta de medidas de segurança para evitar o contágio em massa do novo Coronavírus  e em Santa Catarina foram pelo menos 1.400 denúncias de quase todos os setores econômicos.” Ele informou ainda que o MPT conseguiu destinar cerca de R$ 8 milhões provenientes de ações judiciais e acordos de ajuste de conduta para o combate a pandemia.

Como são várias ações em todo o país, órgão lançou neste mês a campanha Abril Verde 2021, uma iniciativa com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A audiência pode ser acompanhada ao vivo na TVAL e no canal do youtube da Alesc: youtube.com/assembleiasc