Escrito por: Pricila Baade
O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, homenageou as entidades e pessoas que contribuíram com o sindicato ao longo dessa uma década e relembrou os acontecimentos mais marcantes da história do SinPsi
Na noite dessa terça-feira (14) uma ato parlamentar solene comemorou os dez anos de fundação do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi), criado em 6 de dezembro de 2008. O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, homenageou as entidades e pessoas que contribuíram com o sindicato ao longo dessa uma década e relembrou os acontecimentos mais marcantes da história do SinPsi.
A CUT-SC foi uma das entidades homenageadas por ter participado ativamente do processo de criação do SinPsi, prova disso é que o SinPsi foi fundado já filiado à central. A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, relembrou que no ano de fundação do sindicato a conjuntura do país estava em um bom momento, muito diferente do atual, mas que, mesmo com as dificuldades, o SinPsi continua resistente na luta “Estamos passando por um momento de grandes retrocessos no país, com a aprovação da reforma trabalhista e da emenda constitucional que congelou por 20 anos os gastos públicos, mesmo assim, o SinPsi está comemorando dez anos de luta e está junto conosco em todos os debates. Vida longa ao SinPsi e aos trabalhadores e trabalhadoras”.
Outra entidades que também foram importantes no momento de fundação do SinPsi também foram lembrados, como o CRP-12 e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI). Para além das entidades, algumas pessoas importantes para o processo de criação e crescimento do sindicato também foram homenageadas, como Neudi Guiachini, que em 2008 era presidente da CUT-SC; Nadir Cardozo Santos, que sempre nos orientou em questões estatutárias; e Ricardo Steffens, ex-assessor da CUT-SC que auxiliou em coordenações e secretariado de reuniões de planejamento.
A atual presidente do SinPsi, Sandra Lúcia Vitorino, junto com Vânia Maria Machado, ex-presidente do SinPsi de 2014 a 2017, fizeram uma apresentação sobre a história de fundação do sindicato e suas principais lutas “Não havia organização sindical em 2007, por isso durante o VI Congresso Nacional de Psicologia foi decidido organizar sindicatos de psicólogos nos estados onde não existiam, como em Santa Catarina”, lembrou Sandra, acrescentando que a luta pelo piso salarial e jornada de 30 horas continua.
Homenageados da noite
Personagens que contribuíram com o SinPsi