MENU

Ato parlamentar solene na Alesc homenageia os 40 anos da CUT

Além da CUT Santa Catarina e CUT Brasil, receberam homenagens os ramos de trabalhadores que compõem a CUT no estado, os ex-presidentes da CUT-SC e entidades importantes na história da central

Publicado: 27 Setembro, 2023 - 14h42 | Última modificação: 27 Setembro, 2023 - 15h43

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

notice

No dia 28 de agosto a CUT comemorou 40 anos de história para marcar esse momento importante da central, na noite dessa terça-feira (26) mais de 100 pessoas lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para um ato parlamentar solene em homenagem às quatro décadas de luta da central.

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, em sua fala lembrou dos desafios que a CUT enfrentou durante estes 40 anos e das importantes conquistas que a central protagonizou para a classe trabalhadora "A CUT lutou pela redemocratização do país, pela redução da jornada, contra a política neoliberal. A CUT estava na campanha das Diretas Já, na marcha dos 100 mil, na luta contra a Reforma da Previdência... há 40 anos a Central Única dos Trabalhadores esteve presente e vai continuar presente em todas as lutas contra os ataques da classe trabalhadora e à nossa democracia”.

Em sua fala, a Secretária de Formação da CUT Brasil, Rosane Bertotti, reforçou a presença da CUT em todas as lutas "Quando a gente pensa na luta do serviço público, dos agricultores, das mulheres, dos negros, da juventude, a gente pensa na CUT. Cada um de nós que está aqui ajudou a construir esta importante central e eu tenho muito orgulho de também fazer parte desta história". 

O ato solene foi solicitado pelo deputado estadual Neodi Saretta, do Partido dos Trabalhadores, que destacou a CUT como entidade de papel fundamental na luta por um país justo e igualitário. “Uma voz poderosa na defesa dos trabalhadores, um movimento de transformação social. Liderou lutas como a educação pública de qualidade, o acesso à saúde para todos, entre outras tantas conquistas. Que venham mais avanços e conquistas de relevância para a classe trabalhadora.”.

O presidente da FECESC, Francisco Alano, relembrou do processo de fundação da CUT em que ele esteve presente “Essa solenidade tem uma importância muito grande porque lembra que a CUT é a primeira central do Brasil a ter essa longevidade toda. Tenho um orgulho muito grande de ter contribuído nas lutas e na construção da nossa central”.

Na sessão solene os oito ex-presidentes da CUT-SC foram homenageados, são eles: Jorge Lorenzetti (1983 até 1987); Reinaldo Machado – in memorian (1987 até 1988); Ineir Miguel Mittmann (1988 até 1994); Alípio Inácio Alves (1994 até 1997); Valdeci José da Silva (1997 até 2003); Paulo Roberto Gonçalves (2003 até 2006) e Neudi Antonio Giachini (2003 até 2015); e Anna Julia Rodrigues, que assumiu em 2015 e preside a central nos dias de hoje.

Os ex-presidentes da CUT-SC presentes na homenagem. Da esquerda para direita: Jorge Lorenzetti, Alípio Alves, Valdeci da Silva, Paulo Gonçalves, Neudi Giachini e Anna Julia Rodrigues

 

Jorge Lorenzetti foi o primeiro presidente da CUT em Santa Catarina e esteve à frente da central de 1984 até 1987. No ato solene, ele falou em nome dos homenageados relembrando os desafios de fundar uma central em meio à ditadura. Em sua fala, Lorenzetti lembrou de Reinaldo Machado, que o sucedeu na presidência da CUT-SC, de 1987 até 1988, e faleceu durante a pandemia “Muitos trabalhadores se envolveram e deram a sua vida para que a CUT fosse fundada, por isso, quero acima de tudo fazer uma homenagem à eles. Em especial ao meu parceiro e amigo Reinaldo Machado, que me sucedeu na CUT-SC e foi um grande companheiro na minha trajetória”.

Lorenzetti falou sobre o desejo de ver a CUT chegar aos 100 anos “Eu sempre olhei para as centrais em outros países que tinham mais de um século e falava sobre o meu sonho de ver a nossa CUT chegar tão longe. A gente precisa chegar lá, porque o que seria do Brasil sem a CUT? A vida dos trabalhadores seria muito pior e mais difícil. Daqui pra frente a gente está com novos desafios, a luta contra a ditadura foi difícil, mas hoje a gente tem a tarefa de disputar com os fascistas e mostrar para a sociedade que um mundo democrático e é um mundo melhor”.  

Homenagens às entidades que ajudaram a construir a CUT ao longo dos 40 anos

Além de homenagear a CUT Santa Catarina e a CUT Brasil, também foram entregues homenagens para todos os ramos de trabalhadores que compõem a CUT Santa Catarina, representados pelas federações dos Comerciários (FECESC), dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), dos Servidores Municipais (FETRAM), dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde (FETESSESC), dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Santa Catarina (Fetrafi SC); pela Associação dos Sindicatos CUTistas dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, do Mobiliário e da Madeira de Santa Catarina (ASTICOM/CUT SC); pelo Departamento dos Trabalhadores Metalúrgicos da CNM/CUT; pelo Ramo da Alimentação da CUT-SC; e pelos sindicatos de base estadual e de outras categorias como dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de SC (Sinte/SC);  dos servidores públicos federais (Sintrafesc) e estaduais (Sintespe), dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Sintect), dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi/SC) e dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações Educacionais do Norte do Estado de Santa Catarina (Sinpronorte).

Também foram homenageadas entidades importantes na história da central em Santa Catarina como a Escola Sindical Sul e a Escola de Turismo e Hotelaria da CUT, além do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

O ato foi transmitido pela TV Alesc e pode ser revisto pelo Youtube: 

 

Confira as fotos do ato solene: