Escrito por: CUT-SC

Atividades pelo Dia das Mulheres em SC lutarão por Sônia Livre

Em Santa Catarina acontecerão marchas, rodas de conversa, panfletagens e atos em diversas cidade

Em um grito unificado por justiça e igualdade, a CUT-SC convida todas as mulheres catarinenses a se unirem nas diversas atividades programadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Sob o tema central "Sônia Livre", os atos exigirão a imediata libertação de Sônia Maria de Jesus, símbolo da luta contra a exploração e a injustiça. Em Santa Catarina acontecerão marchas, rodas de conversa, panfletagens e atos em diversas cidade (confira a lista de atividades programadas no fim da matéria). 

Sônia Maria de Jesus, mulher negra e com deficiência auditiva, foi resgatada em condições análogas à escravidão em Florianópolis. Sônia foi retirada de sua casa entre os seus 8 e 9 anos, em São Paulo, e nunca mais viu sua família. Ela foi mantida em condições análogas à escravidão por mais de 40 anos na casa do desembargador Jorge Luiz Borba, sem escola, sem saúde e sem autonomia.

O caso expõe a face cruel da exploração no Brasil, onde mulheres como Sônia são submetidas a jornadas exaustivas, sem direitos e em condições degradantes. A luta por Sônia Livre é a luta por todas as mulheres que sofrem com a exploração e a violência no mundo do trabalho.

A CUT-SC estará nas ruas para defender pautas das mulheres trabalhadoras, como o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos, a implementação da Política Nacional de Cuidados, a efetivação da Lei da Igualdade Salarial, a defesa da democracia sem anistia para golpistas, o fim da violência contra as mulheres e o combate ao assédio em todas as suas formas.

"Neste 8 de março, nossa voz ecoará por todas as cidades de Santa Catarina, exigindo respeito, igualdade e justiça para todas as mulheres", declara a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SC, Rosemeri Miranda Prado. "Não toleraremos mais a exploração, a violência e a discriminação. Juntas, construiremos um futuro onde todas as mulheres possam viver com dignidade e segurança."

A CUT-SC também confeccionou um leque que está sendo distribuído em todo o estado, reforçando a luta por Sônia Livre e pelas pautas das mulheres trabalhadoras. O leque é um símbolo da resistência e da união das mulheres na luta por seus direitos.

Confira a lista de atividades programadas em Santa Catarina:

BLUMENAU:

CAÇADOR:

CRICIÚMA

07/03, às 14h, “Direitos Previdenciários para as mulheres” - Sindicato dos Químicos

08/03 - Carreata partindo de Forquilhinha que percorrerá Criciúma e Içara, a partir das 08h30

08/03 - “Sarau Cirquinho do Revirado”.
Endereço: Rua Maria Quitéria, nº 35- bairro Nossa Senhora da Salete.
Horário : das 19h às 23h

15/03 - Apresentação do Projeto Envolver do Conselho Regional de psicologia na Praça Nereu Ramos a partir das 09h

CHAPECÓ:

FLORIANÓPOLIS:

JARAGUÁ DO SUL:

JOINVILLE: