Escrito por: Lizeu Mazzioni - professor da rede municipal e presidente da FETRAM/SC
Presidente da Fetram fala que a aprovação histórica nessa terça-feira (21) representa vitória da democracia, da escola pública, do direito social à educação e da valorização dos profissionais da educação básica
A aprovação do NOVO FUNDEB aprovado pelos Deputados/as Federais representa a vitória de uma hegemonia política formada na sociedade brasileira e nas forças políticas no parlamento em defesa da democracia, da escola pública, do direito social à educação e da vinculação constitucional de recursos públicos às políticas públicas, derrotando a política neoliberal do Ministro Paulo Guedes e do governo Bolsonaro.
A marca da vitória do direito social à educação e da escola pública está presente especialmente na manutenção da vinculação de recursos públicos às políticas públicas, na subvinculação de 70% dos recursos do FUNDEB à valorização dos profissionais da educação básica pública e do aumento em 130% da complementação da União, mantendo os 10% atuais para complementar o mínimo nacionalmente definido por aluno nos estados que não alcança esse mínimo e destinando mais 10,5% para os Estados e Municípios que não alcançarem o valor total por aluno definido nacionalmente, o que levará recursos novos para os municípios mais pobres de todos os estados e a metade desses 10,5%, ou seja, 5,25% da complementação da União para a educação infantil. Mais 2,5% para as redes públicas que cumprirem metas de qualidade.
O ponto contraditório desta vitória da escola pública é a inclusão da possibilidade, no uso dos recursos dos 10,5% ampliados da complementação da União, em caso de falta de vagas na rede pública, para a compra de vagas de escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Essa concessão da relatora ao governo Bolsonaro foi em troca da ampliação de 20 para 23% da complementação da União em seu relatório e a viabilização de acordo de votação com os parlamentares neoliberais da base do governo. A luta para a não efetivação dessa compra de vagas continua em cada estado e município em defesa da escola pública universal.
Veja o que continua igual e o que muda no novo FUNDEB
Síntese novo FUNDEB em 7 pontos:
4.1 O NOVO FUNDEB manterá a complementação da União do ATUAL FUNDEB que complementa os recursos dos FUNDEBs estaduais, no mínimo, em 10% da receita total dos FUNDEBs de todos os estados, para o FUNDEB dos estados que o valor por aluno não alcança o valor por aluno mínimo definido nacionalmente.
4.2 O NOVO FUNDEB amplia a complementação da União aos recursos dos FUNDEBs estaduais, no mínimo, em mais 10,5% para os Estados e Municípios que não alcançarem o valor total por aluno definido nacionalmente, sendo que desses 10,5% novos, 50% à educação infantil; desses 10,5% a mais, em caso de falta de vagas na rede pública, será admitida, a destinação de recursos às escolas comunitárias, confessionais ou filantrópica.
4.3 O NOVO FUNDEB amplia a complementação da União aos recursos dos FUNDEBs estaduais, no mínimo, em mais 2,5% para as redes públicas que, uma vez cumpridas condicionalidades de melhoria de gestão previstas em lei, alcançarem evolução de indicadores a serem definidos, de atendimento e melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades.
Agora a PEC 15/2015 que aprova o novo FUNDEB vai para a votação dos Senadores/as!
Siglas:
CF – Constituição Federal
EC – Emenda Constitucional
PEC – Proposta de Emenda à Constituição
ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica.
ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação
FPE – Fundo de Participação dos Estados
IPI – Imposto sobre produtos industrializados
IR – Imposto de Renda
IPVA- Imposto sobre propriedade de veículos automotores
IPI exp. LC 61/89 – compensação do IPI da desoneração das exportações
ITCD - Imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos
FPM – Fundo de Participação dos Municípios
ITR –Imposto sobre propriedade territorial rural
Fonte: CF e PEC 15/2015 aprovada na Câmara dos Deputados