Escrito por: CUT-SC
Os ataques ocorreram após a jornalista contestar informações apresentadas pelo vereador Henrique Deckmann à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) à respeito da Rota Turística do Caminho de Peabiru
A CUT-SC vem a público manifestar sua solidariedade à jornalista, pesquisadora, escritora e militante da causa indigenista e quilombola Rosana Bond, de Florianópolis, que está sofrendo ataques e perseguições do vereador Henrique Deckmann (MDB), de Joinville. Os ataques ocorreram após a jornalista contestar informações apresentadas pelo vereador à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) à respeito da Rota Turística do Caminho de Peabiru.
O vereador Deckmann - para se autobeneficiar e atender a interesses financeiros do setor turístico - afirmava falsamente que o Caminho de Peabiru passava por Joinville e Garuva, localidade vizinha. Após Rosana, que há mais de 30 anos estuda e pequisa sobre o tema, denunciar o erro na imprensa e na Alesc, ressaltando que as teses do vereador não eram baseadas em dados reais e contrariavam a documentação histórica, Deckmann prestou uma queixa-crime e a jornalista teve que prestar depoimento na 4ª Delegacia de Polícia Civil de Joinville.
Isso é inaceitável! Deckamnn usa da intimidação policial para tentar calar Rosana Bond e esconder a farsa que ele tenta impor como verdadeira. Repudiamos qualquer tipo de perseguição, ameaça e repressão aos jornalistas e profissionais da comunicação. Abaixo o autoritarismo!