• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

76 CUTistas de Santa Catarina participam do 13º CONCUT

Mais de dois mil sindicalistas de todo o país estão reunidos em Praia Grande (SP) para debater o futuro da organização sindical da CUT

Publicado: 09 Outubro, 2019 - 11h08

Escrito por: CUT-SC

notice

No último domingo (6), dois ônibus saíram de Santa Catarina levando dirigentes sindicais e trabalhadores de base CUTistas rumo à Praia Grande, em São Paulo. Após viajarem por mais de 15 horas, os 76 delegados do Estado se encontraram com mais de dois mil sindicalistas de todas as regiões do país para participar do 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT).  A delegação de Santa Catarina conta com a representação de 40 sindicatos e federações CUTistas do Estado de todos os ramos.

O encontro, que iniciou na segunda-feira (7) e encerrará na quinta-feira (10), tem como tema central a liberdade para Lula, um dos fundadores da CUT, em 28 de agosto de 1983. Para a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, este é um dos congressos mais importantes da história da CUT “É simbólico estarmos nos encontrando no mesmo ginásio onde aconteceu o 1º CONCLAT, que deu origem a nossa central. Naquele tempo estávamos em plena ditadura e agora vivemos novamente tempos de fortes ataques com um governo de extrema direita”.

Anna Julia comentou também sobre o número expressivo de representantes do Estado que vieram para o 13º CONCUT “Em um momento em que o movimento sindical passa por grandes dificuldades é muito satisfatório conseguir trazer uma delegação de quase 80 delegados do nosso Estado para participar deste congresso. Isso demonstra nossa força e a preocupação das nossas entidades em debater e construir estratégias para o futuro da nossa organização como central”.

Além de eleger nova diretoria da CUT Nacional, o 13º Concut terá como principais desafios reorganizar a luta da classe trabalhadora, restaurar a democracia, e para isso, tem de libertar Lula, lutar por um projeto de justiça e inclusão social, de combate à pobreza e geração de emprego decente.“Nossos desafios para enfrentar os ataques que o movimento sindical e a classe trabalhadora estão sofrendo são muito grandes, mas a história mostra que são em momentos como este que o movimento sindical se fortaleceu ainda mais”, concluiu a presidenta da CUT-SC.

Após a realização do 13º CONCUT, os CUTistas de Santa Catarina voltarão a se reunir nos dias 29 e 30 de novembro, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, para o 13º Congresso Estadual da CUT-SC (CECUT).