MENU

63 municípios do Sul e Serra serão prejudicados com a reestruturação da Caixa

Sindicato busca apoio de lideranças políticas e empresariais da Região para manter a unidade na cidade.

Publicado: 10 Fevereiro, 2020 - 10h35 | Última modificação: 10 Fevereiro, 2020 - 10h41

Escrito por: Maristela Benedet

notice

O anúncio de reestruturação da Caixa no mês de janeiro com o fechamento de Superintendências Regionais em todo o Brasil, inclusive, atingindo a Superintendência Regional de Criciúma, está mobilizando a direção do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região. Uma força tarefa para tentar manter a SR no município está sendo efetuada pela entidade.

Durante a última semana a direção do Sindicato se reuniu com os vereadores de Criciúma, presidente da Associação Empresarial e Comercial de Criciúma e Região (Acic) e Presidente da Associação dos Munícipios da Região Carbonífera (Amrec). Todos assumiram o compromisso de buscar ações para a sua permanência. A saga do Sindicato continua nesta semana em reuniões com os deputados federais, representantes do Sul e, vereadores de outros muncipioiois.

Além da situação dos 27 profissionais todos concursados, o maior prejuízo será dos 63 municípios, entre Serra e Sul do Estado beneficiados pelos projetos e investimentos da Caixa. No Estado estão sendo fechadas as Superintendência de Joinville e Blumenau, permanecendo somente Florianópolis e Chapecó com estruturas reduzidas.

A presidente do Sindicato, Dirceia de Mello Locatelli, destacou que a Caixa fecha um braço importante da sua função que é o seu papel social no apoio direto aos municípios. Conforme o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa há mais de 30 anos, Laércio Silva, as SR nasceram como Departamentos na década de 90 para facilitar e agilizar os investimentos sociais das prefeituras. Ao longo destes anos elas passaram a ter uma contribuição essencial junto aos municípios em relação aos investimentos de infraestrutura.  “Com este retrocesso e um atendimento menor, que ouso chamar de “puxadinho”, as decisões complexas serão encaminhadas para Florianópolis com um suporte reduizido para aglutinar uma ampla demanda dos serviços. Acredito que muitos recursos, emendas de deputados serão atrasados e ou deixaram de vir”, explica o diretor.