41 anos de luta incansável: CUT, a voz dos trabalhadores!

Para falar das conquistas e desafios da central ao longo das mais de quatro décadas, a presidenta da CUT-SC escreveu um artigo

Publicado: 28 Agosto, 2024 - 08h52 | Última modificação: 28 Agosto, 2024 - 15h31

Neste 28 de agosto a Central Única dos Trabalhadores completa 41 anos de história, se consolidando como a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. Para marcar a data e falar das conquistas e desafios da central ao longo destas mais de quatro décadas, a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, escreveu um artigo.

Leia abaixo o artigo completo:

Neste dia em que celebramos os 41 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), é importante recordar a trajetória da nossa organização e refletir sobre os desafios e esperanças para o futuro. Fundada em 1983, a CUT nasceu em um contexto de luta contra a ditadura militar e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao longo de sua história, a CUT-SC se consolidou como uma das principais entidades de defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras no estado.

Nossa história é marcada por conquistas e batalhas, por união e organização, por defender incansavelmente os direitos que conquistamos e por lutar por um futuro mais justo para todos! Nestes 41 anos não nos calamos diante da precarização do trabalho, da exploração e da desigualdade. Enfrentamos a flexibilização trabalhista, a terceirização e todas as investidas que visam enfraquecer os direitos dos trabalhadores.

Ao longo dessas quatro décadas, a CUT Santa Catarina se destacou em diversas frentes:  teve um papel fundamental na luta pela Constituição de 1988, que consagrou direitos sociais e trabalhistas importantes para a população brasileira. Outras conquistas importantes foram a luta pela valorização do salário mínimo, garantindo que ele acompanhe o custo de vida e proporcione uma vida digna para os trabalhadores, a contribuição para a implantação da defensoria pública em Santa Catarina, garantindo acesso à justiça para os trabalhadores que não podem pagar por um advogado particular, e a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, garantindo mais tempo de descanso e lazer para os trabalhadores. Outra conquista recente foi a lei da igualdade salarial, uma bandeira histórica da CUT, mas ainda é preciso lutar para que ela seja realmente implementada e respeitada.

Apesar das conquistas alcançadas, a CUT-SC também enfrenta diversos desafios. O modelo neoliberal, que prioriza o lucro em detrimento dos direitos dos trabalhadores, tem dificultado a luta por melhores condições de trabalho e salários. A terceirização e a precarização do trabalho têm aumentado a vulnerabilidade dos trabalhadores e dificultado a organização sindical. Os ataques à democracia e ao estado de direito, como a criminalização dos movimentos sociais, ameaçam os direitos dos trabalhadores.

Somos a voz dos trabalhadores, unidos em sindicatos fortes e atuantes, que lutam por melhores condições de trabalho, por salários dignos e por uma vida digna para todos! A CUT Santa Catarina não se limita a defender os direitos trabalhistas. Lutamos por saúde, educação, previdência social e por todos os direitos sociais.

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, a CUT Santa Catarina assume um papel crucial na mobilização e conscientização dos trabalhadores. É fundamental que os trabalhadores estejam informados sobre as propostas dos candidatos e que escolham representantes que defendam seus interesses e lutem por uma sociedade mais justa e igualitária.

Diante desses desafios, a CUT-SC se mantém firme na luta pelos direitos dos trabalhadores. Estamos mobilizados para defender os direitos dos trabalhadores formais, informais e de plataforma. Acreditamos que a união e a resistência dos trabalhadores são fundamentais para superar os desafios e construir um futuro melhor para todos.

Lutamos por um futuro onde todos os trabalhadores e trabalhadoras tenham acesso a um trabalho digno, com salários justos e condições de trabalho seguras e saudáveis; os direitos sociais e trabalhistas sejam respeitados e ampliados; a democracia e o estado de direito sejam fortalecidos; o Brasil seja um país mais justo e igualitário para todos

Saudações CUTistas!

Anna Julia Rodrigues