• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Curso de Formação em Comunicação CUT-SC

A Secretaria de Comunicação da CUT-SC em parceria com a Secretaria de Formação e Escola Sindical Sul, apresentam proposta de formação de nível básico que trata do tema da comunicação sindical. A decisão de realizar uma formação introdutória se deu pela existência de um diagnóstico que aponta que os dirigentes dos sindicatos CUTistas enfrentam diversas dificuldades para exercer o trabalho sindical com foco na comunicação, que passam desde a falta de informação dos os princípios e bandeiras históricas da comunicação, até no que se refere ao manuseio de ferramentas de comunicação e redes sociais. 

FORMATO:
O curso terá três módulos virtuais por meio da ferramenta Zoom Mettings. O primeiro e segundo módulos acontecerão em dois encontros virtuais, com duração de 3 horas cada e serão teóricos para debater sobre bases que alicerçam a comunicação e concepção CUTista de comunicação e suas bandeiras históricas.

Já o terceiro módulo será composto por oficinas práticas, em que cada participante se inscreverá na oficina de maior interesse, podendo escolher entre quatro opções: Oficina de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter); Oficina de produção de cards e edição de vídeos (Canva); Oficina de Zoom; e Oficina de WhatsApp.

Serão disponibilizadas 120 vagas para o primeiro e segundo módulos, no máximo 2 dirigentes por sindicato. Já as oficinas práticas terão 30 vagas cada, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

OBJETIVO DO CURSO:

- Capacitar as lideranças sindicais de Santa Catarina para atuar nos temas que envolvem a comunicação sindical, em especial no que se refere ao manuseio das novas ferramentas de comunicação e/ou redes sociais;

- Otimizar a performance dos próprios dirigentes e, consequentemente, das entidades sindicais na disputa de narrativas na sociedade brasileira;

- Potencializar a ação sindical no campo da comunicação coerente com concepção e princípios CUTistas

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

MÓDULO 1 – 28 de setembro – 14h às 17h

14h – Conferência de abertura

William de Lucca (jornalista, influencer digital e trabalhador no Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região) - O que é comunicação, como se comunicar e a importância do trabalho em rede

Roni Barbosa (Secretário Nacional de Comunicação da CUT) – Comunicação sindical e disputa de hegemonia

Rosane Bertotti (Secretária Nacional de Formação da CUT ) – O projeto das Brigadas Digitais

Objetivo: conhecer as bases teóricas que alicerçam a comunicação e concepção CUTista de comunicação e suas bandeiras históricas.

17h – Encerramento


MÓDULO 2 – 30 de setembro – 14h às 17h

14h – Comunicação Sindical e disputa de hegemonia: o caso da Revista Fórum e da CUT/BA

Renato Rovai – Jornalista e Diretor de Edição da Fórum

Edmilson Barbosa – Secretário de Comunicação da CUT/BA

Objetivo: conhecer duas experiências de comunicação do mesmo campo, mas com públicos diferentes. Cada convidado realiza fala e debate com os participantes.

16h30 – Encaminhamentos e preparação para as oficinas

 

MÓDULO 3 – Oficinas práticas

1 - Oficina de Zoom - 1º de outubro, às 14h

2 - Oficina de produção de cards e edição de vídeos (Canva) - 4 de outubro, às 14h

3 - Oficina de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter) - 5, 6 e 7 de outubro (14h às 17h nos três dias)

4 - Oficina de WhatsApp - 8 de outubro, às 14h

 

REQUISITOS:

- Ser dirigente e se interessar pela temática da comunicação sindical

- Disponibilidade de computador e rede de acesso à internet (não é possível realizar apenas com o celular)

 - Disponibilidade de um celular smartphone com memória e internet suficientes para instalação de aplicativos utilizados no curso

- Disponibilidade de tempo para explorar as ferramentas que serão apresentadas ao longo do curso

- Disponibilidade de tempo para realizar leitura e desenvolver os trabalhos práticos e as tarefas de cada módulo

 

INSCRIÇÃO: 

Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível aqui

Lembrando ao todo são 120 vagas para o curso e cada oficina tem apenas 30 vagas, por ordem de inscrição.

Além dos seus dados para a inscrição, neste formulário também terão algumas perguntas para avaliar o seu nível de conhecimento com comunicação e a situação da comunicação da entidade que você atua. Responder as perguntas é um requisito obrigatório para garantir a sua vaga no curso, já que são com essas informações que iremos elaborar o conteúdo das oficinas. São perguntas rápidas de responder. Em pouco mais de cinco minutos você termina de preencher o formulário e estará com sua vaga garantida!

 

CERTIFICAÇÃO: Emissão de certificado pela Escola Sindical Sul para os (as) cursistas que cumprirem 100% da carga horária.

carregando